• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
CHERY ARRIZO 6 conseguirá tirar vendas do HONDA CIVIC e TOYOTA COROLLA?
1 de setembro de 2020
Balanço da FENABRAVE Indica Aumento na Produção e Venda de Veículos
7 de setembro de 2020

Tirar a Segunda Via da CNH Digital para quem não tem o QR code virou um problema

Quantos viram isso: 246

Se você teve algum problema com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante a pandemia, como perda, furto ou roubo, a única maneira de conseguir a segunda via é de forma digital, pois o Detran não está mais fazendo impressão do documento por tempo indeterminado.

Mas o processo para quem não tem o QR Code impresso na habilitação é bem mais demorado do que para quem já tem. Autoesporte vai mostrar na prática como é o procedimento para quem já tem o QR Code e de quem não tem o QR Code.

Infelizmente fui assaltado com outra pessoa e tivemos nossas habilitações levadas. Imediatamente, entramos no site do Detran para solicitar a segunda dia. Eu não tinha QR Code impresso na minha CNH, a outra pessoa tinha.

O Detran comunicou que ao pedir a segunda via digitalmente – única opção no momento –, mesmo para quem não tem o QR Code impresso na parte de trás dos documentos físico, que virou obrigatório a partir de maio de 2017, demora o mesmo tempo do que para quem já tinha o código e o procedimento é exatamente igual.

De fato, o procedimento é o mesmo. Basta entrar no site do Detran, conferir se os dados estão atualizados, pagar a taxa a esperar. No caso de roubo e furto, com a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O), a taxa está isenta.

Quando o Detran realizar a transação de emissão da CNH com os dados do condutor, o Denatran, via Renach, vai encaminhar um e-mail para o condutor com o código de segurança, que permite baixar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) antes de receber a física.

É preciso também entrar na sua conta do Denatran para ver se os dados são os mesmos que estão no site do Detran.

Após o pagamento da taxa ser aprovado, o prazo que o Detran dá é de até 24 horas para o condutor receber o e-mail com o código de segurança.

Como no nosso caso o pagamento foi feito no final de semana, só foi compensado na segunda-feira. Na terça-feira, a pessoa que já tinha o QR Code conseguiu habilitar e teve acesso ao documento digitalizado. Eu não. E ai começou a saga até conseguir.

Como o Detran-SP está fechado, não é possível se comunicar com nenhum telefone disponível na internet, aparentemente, todos estão desativados. Na quarta-feira tentei entrar em contato com o Detran pelo e-mail falecomdetran@sp.gov.br, que é o único meio de se comunicar com o órgão governamental.

Sem resposta, me dirigi até o Poupatempo da Luz, na região central de São Paulo, que é o mais próximo da minha casa. Na internet aparece como aberto das 9h às 19h, porém, o local já não funciona há mais de dois anos.

No caminho de volta para casa, um motorista de aplicativo disse que estava com o mesmo problema por ter não QR Code mas estava dirigindo sem a CNH, pois não tinha como deixar de trabalhar.

Quando cheguei ao Poupatempo da Sé, às 7h da sexta-feira, dois dias depois, percebi que não só eu e o motorista de aplicativo estávamos com esse problema.

Conversei com algumas pessoas que passavam pelo mesma situação: perderam a CNH, não tinham o QR Code, solicitaram a segunda via, pagaram a taxa e não receberam o código para habilitar a CNH digital. Algumas pessoas estavam há mais de 15 dias esperando.

Dentro do Poupatempo, no setor do Detran, os funcionários realmente confirmaram que quem não tinha o QR Code na CNH estava com problemas para conseguir a digital. E o único meio de estabelecer contato explicando a situação era só pelo email do detran. Ou seja, só um e-mail para qualquer tipo de assunto com o órgão.

Outra fonte ainda confirmou que o Detran só deve reabrir no ano que vem, mas ainda sem data confirmada.

O e-mail que enviei na quarta feira ainda não tinha sido respondido, enviei outro, e a sinceridade do funcionário que me atendeu no Poupatempo foi grande ao dizer que realmente a demanda deve estar alta e pode ser que demore muito para responder.

Retornando para casa entrei em contato com a assessoria de imprensa do Detran e expliquei meu caso e de muitas outras pessoas. Eles se colocaram à disposição para ajudar e mostrar como é o processo para essas pessoas que não tinham o QR Code conseguir a CNH digital.

O e-mail  é de fato o único meio para comunicação com o Detran. A assessoria alertou aos usuários que certifiquem-se de que o e-mail cadastrado é o que ele está acessando. Depois, devem olhar o lixo eletrônico e a caixa de spam, caso o código de segurança ainda não esteja lá. O usuário deve fazer uma nova solicitação e aguardar.

Pouco depois, chegou o e-mail  com o número da CNH e o novo código de segurança. Ao baixar o aplicativo e clicar em “habilitação” e em seguida “baixar a CNH Digital” e o sistema mostra os passos para a ativação.

A primeira opção diz para ter a CNH em mãos e por meio da câmera do celular apontar para o leitor do QR Code da habilitação e ativar a CNH Digital. Ou seja, opção descartada justamente por não ter a habilitação em mãos e mesmo se tivesse, não há o QR Code.

A opção abaixo pede para ativar a CNH Digital no portal de serviços do Dentran, basta clicar no link. Fiz o procedimento e coloquei o novo código de segurança, que foi aprovado.

Em seguida,  cliquei em “Ativar CNH Digital”, mas, ao carregar, uma mensagem diz que não é possível concluir porque minha CNH não possui QR Code.  A terceira opção é validar o cadastro no site do Dentran. Porém, o cadastro já estava atualizado.

E assim foi durante horas para tentar ativar a CNH Digital e nada feito. Somente na segunda-feira que o aplicativo pediu para eu criar uma chave de acesso e só assim eu consegui acessar a minha CNH Digital.

A conclusão é que é preciso abrir o link disponível no aplicativo, inserir o novo código de segurança e atualizar o cadastro no Denatran. Feito isso, não adianta clicar em “ativar CNH Digital” pois o sistema ainda não reconhece esse novo código. É preciso esperar algum tempo – no meu caso três dias –, até o aplicativo constar essa alteração e solicitar a criação da chave de acesso para ai sim ter acesso a CNH Digital.

A dica para quem está com esse e outros problemas com o Detran, independente, é tentar manter o contato por e-mail, mas o mais eficaz é agendar um serviço pelo site do Poupatempo mais próximo da residência. E quando conseguir o código de segurança, seguir os passos citados, alterando o código de segurança da CNH no portal do Denatran e aguardar o aplicativo processar a informação para ai sim conseguir a CNH Digital.

Vale lembrar que no caso de roubo ou furto, mesmo com a situação da CNH ativa no site ou no aplicativo do Detran, o motorista não pode circular sem o documento em si, mesmo se estiver com o Boletim de Ocorrência em mãos. Segundo o texto da lei, é uma infração leve, que gera multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
91

Artigos Relacionados

10 de abril de 2021

Novas Leis de Trânsito começarão a valer na segunda-feira


Leia mais
8 de abril de 2021

Detran|ES retoma maioria dos serviços e reforça sobre prorrogação de prazos


Leia mais
1 de abril de 2021

Detran|ES prorroga prazos para a realização de serviços


Leia mais

Galeria de Vídeos

Vídeo: A Evolução dos Carros ao Longo de 100 Anos
Vídeo: A Evolução dos Carros ao Longo de 100 Anos
Curiosidades
7 visualizações
Conheça a história da Kombi
Conheça a história da Kombi
Curiosidades
15 visualizações
Conheça 10 invenções incríveis para automóveis
Conheça 10 invenções incríveis para automóveis
Curiosidades
12 visualizações
Vídeo: Acessórios para Hyundai Creta 2020 Vantagem para o consumidor e lojista
Vídeo: Acessórios para Hyundai Creta 2020 Vantagem para o consumidor e lojista
Carros
13 visualizações
Vídeo: Acessórios indispensáveis para equipar a nova FIAT STRADA
Vídeo: Acessórios indispensáveis para equipar a nova FIAT STRADA
Carros
15 visualizações
TESTE do novo Chevrolet Tracker 2021
TESTE do novo Chevrolet Tracker 2021
Carros
26 visualizações
VÍDEO: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO NOVO CAOA CHERY ARRIZO 6
VÍDEO: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO NOVO CAOA CHERY ARRIZO 6
Carros
44 visualizações
Atributos chineses do SUV Ford Territory irão superar o Jeep Compass
Atributos chineses do SUV Ford Territory irão superar o Jeep Compass
Carros
17 visualizações
Vídeo – Peugeot 208: 5 pontos positivos e outros 5 negativos
Vídeo – Peugeot 208: 5 pontos positivos e outros 5 negativos
Carros
34 visualizações
VÍDEO: POR QUE O NIVUS NÃO É UM POLO SUV — E ISSO É UM PROBLEMA PARA O T-CROSS
VÍDEO: POR QUE O NIVUS NÃO É UM POLO SUV — E ISSO É UM PROBLEMA PARA O T-CROSS
Carros
40 visualizações

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade