• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
Praia de Setibão / Caraís
16 de dezembro de 2020
Pandemia “ajuda” motoristas que estavam próximos de estourar o limite de pontos na CNH
26 de dezembro de 2020

Qual foi o primeiro carro com ar-condicionado?

Quantos viram isso: 97

Os pioneiros foram os norteamericanos em 1939, quando a Packard passou a oferecer o equipamento como opcional. Já entre os carros fabricados no Brasil o ar-condicionado fez sua estreia em 1966, como Willys Itamaraty Executivo, limusine feita por encomenda em São Bernardo do Campo (SP).

Os primeiros climatizadores eram tão grande parte do sistema era instalada no porta-malas, enquanto os ventiladores extras ficavam posicionados à parte abaixo do painel. A GM, inclusive, aproveitou o conhecimento da Frigidaire, fabricante de geladeiras que fazia parte do grupo, para oferecer um ar-condicionado mais eficiente em seus modelos

Hoje em dia o equipamento está ausente só em modelos populares voltados para frotistas: segundo a Anfavea, 97% dos carros novos vendidos no Brasil têm ar-condicionado.

Inversão de problemas

O funcionamento básico do ar-condicionado automotivo é o mesmo há mais de 80 anos. Nas últimas décadas as principais melhorias envolveram a troca do gás, para combater o buraco na camada de ozônio, e o uso de compressores variáveis, que reduzem o consumo de combustível.

Os veículos híbridos e elétricos adicionaram outro desafio. Agora o compressor responsável pela movimentação do gás refrigerante precisa ser elétrico. E como ele opera em um sistema de alta tensão, até o lubrificante misturado no fluido precisa ser especial.

Nos carros movidos só por eletricidade há uma característica extra inusitada: usar o sistema de climatização para aquecer a cabine prejudica mais o consumo que o ar-condicionado. Isso acontece porque em um modelo convencional o próprio calor do motor é usado para esquentar os passageiros. Como o conjunto elétrico e as baterias não aquecem o suficiente para isso, é preciso gerar calor por meio de eletricidade, um dos métodos menos eficazes possíveis.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

21 de janeiro de 2021

Projeto inclui motoristas profissionais no primeiro grupo a ser vacinado contra Covid-19


Leia mais
20 de janeiro de 2021

Jogo virtual para trabalhar educação de trânsito com público jovem


Leia mais
15 de janeiro de 2021

Por que o DPVAT não será cobrado em 2021?


Leia mais

Galeria de Vídeos

Vídeo: A Evolução dos Carros ao Longo de 100 Anos
Vídeo: A Evolução dos Carros ao Longo de 100 Anos
Curiosidades
0 visualizações
Conheça a história da Kombi
Conheça a história da Kombi
Curiosidades
5 visualizações
Conheça 10 invenções incríveis para automóveis
Conheça 10 invenções incríveis para automóveis
Curiosidades
4 visualizações
Vídeo: Acessórios para Hyundai Creta 2020 Vantagem para o consumidor e lojista
Vídeo: Acessórios para Hyundai Creta 2020 Vantagem para o consumidor e lojista
Carros
5 visualizações
Vídeo: Acessórios indispensáveis para equipar a nova FIAT STRADA
Vídeo: Acessórios indispensáveis para equipar a nova FIAT STRADA
Carros
9 visualizações
TESTE do novo Chevrolet Tracker 2021
TESTE do novo Chevrolet Tracker 2021
Carros
13 visualizações
VÍDEO: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO NOVO CAOA CHERY ARRIZO 6
VÍDEO: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO NOVO CAOA CHERY ARRIZO 6
Carros
23 visualizações
Atributos chineses do SUV Ford Territory irão superar o Jeep Compass
Atributos chineses do SUV Ford Territory irão superar o Jeep Compass
Carros
13 visualizações
Vídeo – Peugeot 208: 5 pontos positivos e outros 5 negativos
Vídeo – Peugeot 208: 5 pontos positivos e outros 5 negativos
Carros
21 visualizações
VÍDEO: POR QUE O NIVUS NÃO É UM POLO SUV — E ISSO É UM PROBLEMA PARA O T-CROSS
VÍDEO: POR QUE O NIVUS NÃO É UM POLO SUV — E ISSO É UM PROBLEMA PARA O T-CROSS
Carros
23 visualizações

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade