Conheça as principais

Praias de Guarapari

areia_preta

Areia Preta

Praia mais famosa do Espírito Santo, pelo alto teor de radioatividade em suas areias, que são escuras e ricas em monazita. Acredita-se que elas são benéficas para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que torna o local procurado por idosos que se cobrem de areia, em busca de suas propriedades medicinais. No final dessa praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável que serve para esculpir objetos.

Praia diurna e noturna, possui quiosques, e vários artistas e artesãos expõem suas obras no calçadão, com boa iluminação durante a noite.

Infraestrutura da orla: Calçadão e bares, quiosque e restaurantes, boa iluminação noturna.

Localização: No centro de Guarapari.

Extensão: 675 metros


bacutia

Bacutia

Uma das praias mais bonitas da região sul, com mar calmo e água de um azul impressionante, que formam um aquário natural, com muitos peixes coloridos e ideal para mergulho. Tem calçadão com escadas para o mar e é exemplo de conservação ambiental, com um jardim de restingas e mata ciliar. É o point do verão capixaba -- para onde você olhe, tem gente bonita.

Bacutia vem da aglutinação de "bac" (virar, mudar de direção) com "cutia" (passar adiante). Ou seja, significa "mudar de direção adiante".

Infraestrutura da orla: Calçadão e bares, quiosque e restaurantes, boa iluminação noturna.

Infraestrutura da praia: Ambulantes.

Extensão: 450 metros


dule

Praia D’ulé

A praia D’Ulé é uma praia oceânica de ondas altas, perfeita para a prática do surfe. Enquanto muitos surfam, outros vão à praia D’Ule só para curtir o sol e apreciar a beleza do lugar, que tem uma visão privilegiada do arquipélago das Três ilhas. Essa praia pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinha e tem uma trilha que leva à Lagoa Vermelha.

Infraestrutura da orla: Praia deserta.

Localização: Fica a 19 km ao norte do centro de Guarapari, dentro do Parque Paulo César Vinha.

Extensão: 4 km


praia-cerca

Praia da Cerca

Praia urbana de mar agitado e águas cristalinas, protegida, de um lado, pelo Morro da Pescaria e, do outro, pela reserva florestal. Oferece aos surfistas grandes momentos de emoção.

Infraestrutura da orla: Calçadão com vários quiosques.

Localização: Ao lado do Morro da Pescaria.

Extensão: 240 metros


praiadafonte

Praia da Fonte

Uma das praias urbanas do centro histórico e cultural da cidade. Lá você pode conhecer um dos únicos poços dos jesuítas, uma fonte à beira do mar de água doce. O acesso é difícil: é necessário ir a pé, caminhando pela praia, ou a partir da praia do Valadão.

Infraestrutura da orla: Não possui restaurantes, quiosques ou barraquinhas. Apenas em sua proximidade.

Localização: No centro de Guarapari.

Observações: Praia pouco sombreada e de águas calmas.

Extensão: 100 metros


leontina

Praia da Leontina

Praia do complexo insular das Três Praias. Tem areia fina e dourada, distribuída numa longa faixa onde as ondas quebram mansamente, trazendo do mar muitas algas que, ao caminhar pela praia, pode-se apreciar. A grande quantidade de algas trazidas pelo mar mostra a grande biodiversidade do lugar. Vale a pena conferir.

Localização: Três praias.


castanheiras

Praia das Castanheiras

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, tem águas claras e muito calmas, formando piscinas naturais protegidas por recifes, ideais para se mergulhar. O local é apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia , sonho de toda a criançada.

Destaque para o grande sombreiro natural formado por várias castanheiras que servem de proteção para banhistas, tanto na praia quanto no calçadão. Tem boa estrutura de bares e iluminação, o que atrai também aqueles que querem apenas curtir a paisagem.

Infraestrutura da orla: Próximo a bancos e supermercados, com bares, restaurantes, quiosques e iluminação noturna na praia.

Localização: No centro de Guarapari.

Extensão: 140 metros


virtudes

Praia das Virtudes

Urbana, faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade. Pequena enseada, com areias grossas e douradas de mar azul e águas limpas. Reza a lenda que a Praia da Virtude já foi local de banho de freiras, já que, por ser mais escondida, lhes dava maior privacidade. Subindo as pedras na praia é possível avistar as salinas e um pouco antes delas, quando a maré está baixa, forma-se uma pequena prainha sem ondas, ótima para crianças. Durante a Segunda Guerra Mundial, essas salinas foram muito importantes, pois serviram para abastecer todo o comércio local. A água era captada por um catavento.

Atualmente é toda urbanizada, com calçadão, iluminação noturna, um quiosque que serve bebidas e petiscos e uma pracinha.

Infra-estrutura da orla: Quiosques, praças.

Localização: No centro de Guarapari.

Extensão: 70 metros


meaipe

Praia de Meaípe

A praia de Meaípe foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas. É a mais tradicional e badalada do Estado. Praia de ondas fracas e areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras, dando o aconchego que famílias e crianças precisam em dia de sol.

Possui vários bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o famoso bolinho de aipim de Meaípe.

O ponto cultural dessa da praia são as rendas de bilro, artesanato característico da cidade. Panos, caminhos de mesa, golas, rendas de metro em bico e entremeios são produzidos por encomenda. O nome meaípe é indígena e significa ‘’Rio do Povo’’.

Meaípe possui as melhores boates e os restaurantes mais tradicionais, onde você vai encontrar os melhores pratos de frutos do mar do município. Point dos modismos de verão, tem uma vida noturna muito agitada.

Infra-estrutura da orla: Barraquinhas, bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o famoso bolinho de Aipim de Meaípe.

Extensão: 4000 metros


peracanga

Praia de Peracanga ou Macunã

Praia de mar azul e águas calmas, revela uma extensão de areia de um vilarejo sossegado e familiar, cenário prefeito para casais com bebês e crianças.

O termo Mucunã, na língua indígena, é o nome de uma trepadeira (planta), parasita de árvore cujas favas, embora venenosas, eram comidas pelos indígenas. É um belo recanto, com enorme privacidade. Nessa praia, encontra-se a paz de uma colônia de pescadores.

O ponto cultural dessa da praia são as rendas de bilro, artesanato característico da cidade. Panos, caminhos de mesa, golas, rendas de metro em bico e entremeios são produzidos por encomenda. O nome meaípe é indígena e significa ‘’Rio do Povo’’.

Infra-estrutura da orla: Bares e restaurantes

Extensão: 960 metros


santa-monica

Praia de Santa Mônica

A Praia de Santa Mônica é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores, em função de suas águas calmas e claras. É uma opção para quem procura sossego em uma piscina de água salgada.

Antes se chamava Zabumba, que é um dos tambores utilizados nos rituais africanos. Mas pelo nome ser difícil de ser pronunciado, foi rebatizada com o nome do bairro onde se encontra. Aliado aos demais elementos de uma paisagem urbana, essa tradicional praia compõe um espetáculo.

Infra-estrutura da orla: Calçadão, quiosques, bares e restaurantes.

Localização: Em Santa Mônica, a 5 km do centro de Guarapari.

Acesso: Pela Rodovia do Sol

Extensão: 2,5 Km


ermitao

Praia do Ermitão

A Praia do Ermitão é uma das praias protegidas pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria. O acesso é feito por uma trilha no Morro da Pescaria. A visão dessa praia é indescritível: mar com águas azuis e areia dourada, rodeada pelo verde da mata, refletida nos corais pincelados pela praia.

Ideal para quem busca sossego e liberdade. Local bem isolado do movimento cotidiano, proporciona momento único entre o homem e a natureza.

Infra-estrutura da orla: Tem uma lanchonete.

Localização: Dentro do Parque da Morro da Pescaria

Extensão:104 metros


praia-ipiranga

Praia do Ipiranga

Praia urbana situada em frente do bairro Ipiranga. Mar aberto com ondas fortes. Boa opção para surfistas. Fica no começo do calçadão que vai até Nova Guarapari, bom para quem gosta de caminhar.

Infra-estrutura da orla: Calçadão.

Localização: Bairro Ipiranga

Extensão: 300 metros


praia-do-morro

Praia do Morro

A praia mais frequentada da cidade, com mar azul de areias douradas. Tendo alguns trechos de águas calmas e outros de ondas fortes, a Praia do Morro consegue atrair um público bastante diversificado, desde aqueles que procuram uma praia tranquila para um banho de mar até aqueles que querem praticar surfe, windsurfe e bodyboarding.

A boa infraestrutura, com calçadão, ciclovia, grande disponibilidade de bares, quiosques e restaurantes em toda orla, além de feiras de artesanatos, completa o ambiente que atrai muitos turistas, principalmente durante o período de alta temporada. Há iluminação noturna na praia.

Infra-estrutura da orla: Calçadão, ciclovia, quiosques, bares, restaurantes e iluminação noturna.

Localização: No bairro Praia do Morro.

Extensão: 3 Km